Buenos Aires
22 de março de 2018 por Lucho SilveiraBuenos Aires tem muitos fatores que chamam a atenção. Respira cultura, com diversos museus e monumentos, oferece culinária variada, música, diversidade na população. Mas o futebol é mesmo a marca da metrópole. É a cidade que tem mais estádios com capacidade acima de 10 mil pessoas no mundo. São 36 no total.
O maior é o Monumental de Nuñez, do River Plate, com capacidade para 62 mil espectadores. O segundo é o do Racing, com pouco mais de 51 mil lugares.O terceiro é
La Bombonera, do Boca Juniors, com 49 mil.
– Dentro da cidade de Buenos Aires, há 19 estádios de equipes que estão filiadas à Associação Argentina de Futebol. Mas, nos arredores de Buenos Aires, estão o resto dos estádios. Por isso, o futebol e também a seleção teve o início praticamente só em Buenos Aires e arredores. Terminou regendo o destino de todo o futebol do país – afirma o historiador Osvaldo Gorzazzi.
Não é só a quantidade de campos de futebol que impressiona. São mais de
70 times de futebol, tanto na cidade de Buenos Aires quanto na província, em todas as divisões locais. Dos 28 clubes que jogam a primeira divisão do Campeonato Argentino, 18 estão na Grande Buenos Aires. Entre eles, um clássico entre vizinhos. O estádio Presidente Perón do Racing fica a 500 metros do estádio Libertadores da América do Indepediente.