Final de festa
15 de maio de 2018 por Lucho SilveiraFinalmente acabou a Superliga!!! Finalmente porque o campeonato se tornou chato, enfadonho com o passar do tempo. Foi muito longo, muito diferente do modelo que os argentinos estavam acostumados.
O Boca ganhou do início ao fim e a briga pela taça quase nunca aqueceu.
Mas se a disputa pela taça ficou monopolizada, as emoções por vaga nas competições continentais deram o sabor na reta final do campeonato.
Até a última rodada grandes, médios e pequenos “pelearam” por um lugar ao sol para o ano que vem.
Além dos Xeneizes, o surpreendente Godoy Cruz volta à Liberta liderado por Morro Garcia. Os históricos rivais San Lorenzo e Huracán também jogarão a maior competição Sul Americana.
Mas o grande destaque, sem dúvida, ficou por conta do 5° lugar do Talleres de Cordoba!!! Conduzidos por Cholo Guiñazu, os Cordobeses saíram das catacumbas do futebol argentino e em 2, 3 anos voltam também a disputar a Libertadores.
Festa em Córdoba e decepção em Avellaneda!
Os dois times bateram na trave e jogarão “apenas” a Copa Sul Americana.
Para quem investiu pesado na montagem dos elencos, conseguir apenas a vaga para a Sula foi um balde água fria para os azuis e vermelhos.
A última rodada para o Racing contou, inclusive, com requintes de crueldade… A derrota de virada em casa, frente ao Colón, pegou pesado para “Los de Coudet”, que já sonhavam com a continuidade em 2019.
Com um sprint na reta final, o River também chegou. Os Millonarios chegaram ao 8° lugar depois de uma arrancada muito ruim.
Se sobrou frustração para os grandes, sobrou festa para os pequenos Defensa, Unión e Colón, que jogarão a Sul Americana em 2019.
Mas onde estão Lanús, Atl. Tucumán, Estudiantes, Rosário Central, Newell’s e Velez? Times médios para grandes que ano que vem assistirão as competições continentais.
Hora de recolher os trapos e fazer as malas para a Rússia, a Copa do Mundo vem aí…
Os argentinos, desconfiados com sua seleção, não têm muitos motivos para torcer, a não ser a paixão que costumam demonstram pelas suas cores.
Vem aí também o “mercado de pases” sempre muito agitado na conexão Argentina.
Lembrando que quem joga alguma competição continental este ano ainda, pode chegar a Liberta do ano que vem caso conquiste a Sula ou a Liberta deste ano.
Ainda tem uma vaga via Copa Argentina em disputa.
Confira quem comemora alguma vaga na Argentina:
Libertadores
Boca
Godoy Cruz
San Lorenzo
Huracán
Talleres * (Pré Libertadores)
Copa Sul Americana
Independiente
Racing
River
Defensa y Justicia
Unión
Colón