Seleção da Superliga por OptaJavier
16 de maio de 2018 por Lucho SilveiraExistem muitos perfis de análise tática, scouts e de observações espalhados por aí…
Há mais de um ano ganhei a parceria de OptaJavier, que trabalha no mercado fazendo o levantamento de números, com foco especial do nosso continente.
Com o final da Superliga e baseado nos números captados, a seleção da competição foi apresentada.
O / fará observações de cada jogador, apontamentos e trará curiosidades de cada um dos escolhidos.
Lembrando que o esquema utilizado por eles foi o 3-4-3 e por isso não contempla laterais nas suas posições.
Vamos a eles:
Armani – Trazido pelo River para solucionar o problema da camisa numero 1 e solucionou! Tanto que bastaram 6 meses de Argentina para ele conquistar uma vaga entre os relacionados de Sampaoli para a Copa do Mundo.
Paulo Díaz – O chileno trazido por Pablo Guede se mostrou polivalente e ajudou muito o San Lorenzo em uma campanha de recuperação. A vaga para Liberta 2019 coroou seu desempenho tanto pelo lado direito como zagueiro central em algumas oportunidades.
Cristian Lema – Uma das surpresas dessa lista! Lema se destacou no Belgrano, que no final das contas não alcançou nada em termos de classificação final. Lema marcou 8x na Superliga e, com essa marca, foi o defensor que mais anotou na competição.
Conti– “El Flaco” Conti está de saída!!!! Cria do Colón, Germán Conti chegou a negociar com o Atlético Mineiro no início do ano, mas os valores não encaixaram. Agora o zagueiro, que capitaneou o time de Santa Fé rumo à Copa Sul Americana 2019, faz as malas rumo à Europa e defenderá o Benfica, de Portugal.
Barrios– O colombiano foi um leão em frente à zaga discutida e instável do Boca. Convocado para a Copa do Mundo, Barrios foi um marcador ferrenho e ajudou muito na ausência de Fernando Gago.
Guiñazú– Conhecido dos brasileiros, em especial por sua passagem exitosa pelo Internacional, “Cholo” Guiñazu fez história também no seu querido Talleres de Córdoba.
A conquista da vaga para a “Pré Libertadores” foi um prêmio para o capitão de 40 anos que voltou para se aposentar no time do seu coração. Guiña merece todos os aplausos por uma temporada inesquecível em Córdoba.
Vargas– Matías ou “Monito” Vargas foi uma ilha no mar de desilusões do Velez Sarsfield. Mergulhado em dívidas, oFortínse apoia na sua “cantera” para sobreviver! Heinze no comando técnico e Mauro Zárate dentro de campo deram o apoio para o time que escapou da degola no Promédio mais um ano.
Pusseto– “Nacho” Pusseto ressurgiu junto com o Huracán…. De bom começo de carreira no Atlético Rafaela à lesão que cortou sua boa arrancada, Pusseto foi o grande destaque do time que volta à Libertadores em 2019! Dificilmente seguirá para o ano que vem, o mercado europeu já pôs os olhos no rápido meia/atacante de 22 anos.
Pavón– Possivelmente o maior destaque da Superliga, Pavón em determinados momentos carregou o Boca rumo ao título. Em um time recheado de estrelas, Pavón brilhou, chegou à seleção e o mercado europeu afia suas garras para levá-lo para o Velho Continente.
Rápido, driblador, com ótimo chute e com muita coragem, Pavoncito está nos braços do torcedor Xeneize.
L. Martínez– Logo abaixo, quase ombreando com o Pavón, está “El Toro” Lautaro Martínez!!! Cresceu, amadureceu e também chegou a seleção de Jorge Sampaoli.
Martínez vai jogar na Inter de Milão conduzido por Diego Milito no pós Copa. Vai deixar saudades no Cilindro! Jogador completo e que tem um caminho fabuloso pela frente, Martínez é jogador que enche os olhos de quem o assiste.
S. Garcia– Uma das surpresas dessa lista… Antes da bola rolar ninguém ou quase ninguém apostaria em Santiago “Morro” Garcia como goleador e vice campeão da competição, com o modesto Godoy Cruz de Mendoza. Mas chegou e tem todos os méritos em estar na lista!
Morro dificilmente ficará por lá para disputa da Liberta do ano que vem. Vale lembrar que o uruguaio já passou por gramados brasileiros, defendeu o Atlético Paranaense em 2011 e por aqui não deixou nenhuma saudade. Coisas da bola…
*** Destaco ainda o retorno de Ricardo Centurión ao Racing, o bom momento que esteve também Cardona no Boca, Pitty Martinez no River e Bebelo Reynoso ainda no Talleres.
O campeonato argentino costuma ser muito rico em talentos e outros tantos nomes mereceriam destaque aqui!
Gamba e Soldano no Union, Blandi no San Lorenzo, Martinez no Independiente, Nico Fernandez no Defensa e por aí vai…
Imagem: Optajavier